fbpx
contato@dimaremoveis.com.br

Diferença entre MDF e MDP

Diferença entre MDF e MDP

by dimare |15 de fevereiro de 2019 | Blogs

Na hora de comprar móveis planejados, uma das principais dúvidas é escolher entre o MDP (Medium Density Particleboard) ou o MDF (Medium Density Fiberboard).

Os dois são as melhores alternativas ecológicas para a fabricação de móveis planejados, pois não agridem o meio ambiente e as madeiras plantadas auxiliam na fauna e flora da região.

Suas principais diferenças estão no momento da fabricação e nas partículas que compõem os produtos.

A matéria-prima que produz as fibras do MDF é a mesma que produz as partículas MDP, além disso, o equipamento utilizado na produção dos dois é muito similar.

O MDP

O MDP é uma chapa de partículas de média densidade, nele existem três camadas de madeira: um cavaco fino superior, um cavaco grosso ao meio e um cavaco fino inferior. Tudo isso prensado em alta temperatura, trazendo estabilidade ao móvel.

Falar que o MDP é feito de pó de serra é um conceito totalmente errado. Este preconceito com o MDP vem de meados dos anos 60, quando a produção do aglomerado teve início no Brasil. Entretanto, as ferragens não eram adequadas, o que acabava esfarelando o móvel e empenando os parafusos.

Já no século 21 o aglomerado foi substituído pelo MDP, mas carregou consigo esta má fama. Na Europa, em países de Primeiro Mundo, o MDP é utilizado intensamente, o que mostra que este preconceito do brasileiro com o MDP é apenas falta de conhecimento.

O MDF

Já o MDF é uma chapa de fibras de média densidade. A diferença é que as mesmas três camadas que compõem o MDP passam por mais um processo antes de serem prensadas em alta temperatura: a desfibração. Este processo é o que transforma todo o material em pequenas fibras em uma camada única.

Por ter que passar por mais um processo, muitas vezes o MDF acaba sendo um pouco mais caro em relação ao MDP.

Qual é melhor?

O MDP já foi considerado como mais estrutural e melhor para aplicação de parafusos, e o MDF possuia um melhor acabamento para a pintura. Entretanto, com as novas tecnologias, pode se considerar que os dois materiais possuem um desempenho igual.

É possível encontrar no mercado produtos mais baratos até produtos de alto padrão feitos tanto em MDF quanto em MDP. Isso porque dois fatores são de grande importância para garantir a excelência na produção desses móveis: a ferragem de boa qualidade e uma montagem correta do móvel.

Aqui na Dimare Planejados você pode confiar na qualidade dos produtos. Utilizamos matéria-prima de fornecedores certificados para a produção dos móveis, tecnologia de ponta, ferragens com qualidade garantida e oferecemos uma montagem com profissionais qualificados.

Aproveite nossas diversas opções de cores e padrões e inspire-se para montar o ambiente que sempre sonhou.

Share this post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *